Temperando a vida
Olá gurias tudo tranquilo?
Vamos falar um pouco sobre temperos?
Sabemos que além do sal, cebola, cebolinha, alho e um pimentinha do reino moída, existem outros temperos básicos que complementam e nos ajudam no dia a dia. Nós chamamos de temperos, as plantas ou substâncias (exemplos: sal, glutomato monosódico) que ajudam a realçar o sabor dos alimentos.
Sabemos que além do sal, cebola, cebolinha, alho e um pimentinha do reino moída, existem outros temperos básicos que complementam e nos ajudam no dia a dia. Nós chamamos de temperos, as plantas ou substâncias (exemplos: sal, glutomato monosódico) que ajudam a realçar o sabor dos alimentos.
Os temperos se dividem em Ervas e Especiarias. Tempero de ervas são as folhas frescas ou secas das plantas. exemplo: salsa, cebolinha.
Temperando a vida
Já o tempero de especiarias são: fruto, sementes, flores, caule casca, e raízes das plantas. Marcantes pelo seu sabor e Aroma. Exemplo: Noz moscada, semente do coentro, raiz do coentro.
As ervas frescas devem ser acrescentadas na receita, somente ao final do cozimento, para não desaparecerem, ou seja, você não perceber o sabor. Compre o suficiente para usar no máximo, em 1 semana. As ervas secas, "dizem", tem o sabor um pouco mais acentuado, devendo também ser salpicadas no final do prato.
Já as especiarias, prefira comprar inteiras e não moídas. As moídas perdem sabor e aroma, com até um mês. Algumas sementes bastam ser amassadas para liberarem o sabor e aroma. É o caso da pimenta do reino, endro, coentro, cominho, etc... Isso porque, inteiras, elas mantém o óleo essencial protegido por mais tempo. É o óleo que dar sabor aos alimentos.
Exitem muitas especiarias, algumas até desconhecidas, como a Flor da Noz-Moscada. Especiarias para receitas doces. Em breve, adicionaremos outros tipos de temperos e especiarias, poucos divulgados.
Vamos conferir aqui alguns temperos básicos, sempre prontos para temperar um feijão, uma salada, um pernil de suíno, um frango, um bife, etc...
Coentro
As folhas da erva são um pouco ácida. Faz-se picada, geralmente frita ou refoga para retirar o sabor. É utilizada com peixes e frutos do mar, carnes cozidas e grelhadas, além de legumes e verduras.
Experimente: Cozinhe 2 batatas cortada em canoa, em uma frigideira frite 2 colheres -sopa de coentro picado em 2 colheres -sopa de margarina ou manteiga, adicione a batata.
As sementes ou grãos do Coentro não tem o sabor das folhas ou raiz. Tem um sabor diferenciado e marcante, combinando com peixes, frutos do mar e carne de aves. Utiliza-se também a raiz do coentro, que tem o aroma e sabor parecido e mais forte que os das folha. Depois de lavada, retire a pele da raiz. Amasse e refogue junto a receita.
Você com certeza já comeu algum prato com pimenta do reino. Sabor levemente apimentado, geralmente usada com carnes vermelhas. Nas feiras costuma-se moer misturada com cominho, para temperar carne de aves, como frango caipira. Ou refogar legumes como abobrinha e chuchu.
Mas saiba, a pimenta do reino moída na hora, tem um sabor mais marcante. Lembra da mortadela com pimenta do reino em grão?
Caso não goste de moer ou amassar. Compre pouca quantidade, de preferência, as que são moídas no ato da compra, nas feiras, por exemplo.
Hoje, é fácil encontrar moedores de pimenta do reino nas lojas. Caso não tenha, amasse com o martelo de bater carne. Prefira colocar a pimenta por último no preparo dos pratos.
Semente ou castanha de Nós-Moscada. Outra especiaria de sabor forte e marcante, levemente adocicado, para alguns. Porém, bem marcante mesmo, é utilizada ralada ou raspada em pequenas quantidades, pitadas. Passando disso, tomo conta da receita. Sendo um sabor muito forte. Por isso, se utiliza ralar a noz sempre na hora em cima do prato. Que vai desde de doces, como pudins, arroz-doce, coalhada... Até os salgados como molhos, suflês, temperar carnes suínas como pernil, lombo... etc.
Raiz de sabor um pouco azedo e picante. Assim é o gengibre, utilizado em pratos orientais. Acha-se dele seco ou fresco. Fresco, utiliza-se ralado ou amassado, temperando peixes e aves, ao invés de usar o alho. Um bom parceiro do gengibre é a raiz de Coentro. Seco, pode se temperar sopas e caldos.
É uma pimenta vendida desidratada e picada. Tem um sabor menos picante, que as suas parentes, "passando rápido" pelo paladar. Lembrando um sabor de embutidos defumado. Ideal para pratos com caldos: Inhâme, cará, Vaca atolada, estrogonofe, sopas, molhos... Usado como tempero rápido em pizzas e outros lanches salgados.
Outro tempero que não pode faltar. Não dá pra explicar o sabor do alecrim. Mas você percebe quando faz um pernil de suíno, uma carne cozida, uma picanha grelhada ou uma batata assada, regada com azeite e polvilhada com folhas de alecrim. Acha-se fresco ou seco. Prefira o fresco, como tempero, de uma leve amassada nas folhas antes de utilizar.
O Orégano começou a ser utilizado como tempero na Itália. Junto com as massas, pizzas, molhos, caldos a base de leite, regado com azeite... se espalhou pelo mundo.
As folhas de louro, especiaria de aroma forte, não serve só para dar sabor e aroma ao feijão. Mas também ajuda na digestão e eliminação de uma toxina presente no feijão. Depois de cozida no feijão, deve ser jogada fora. Serve também para temperar carnes vermelhas cozidas, como costela, chambari, acém. Carnes suínas também, sempre no cozimento. Geralmente se encontra pra comprar a folha seca, mas também pode se utilizar a fresca.
Salsinha, muito parecida com o Coentro. Só que com folhas mais finas, sabor mais suave, levemente doce. Usado picadinho, junto com a cebolinha, o cheiro-verde. Acrescentado sempre no final do cozimento, já na hora de servir. Acompanhando cozidos de carnes, legumes, verduras e também em saladas.
Espero que você goste dessas dicas sobre os temperos naturais.
Quais tipos de temperos você utiliza?
Espero que você goste dessas dicas sobre os temperos naturais.
Quais tipos de temperos você utiliza?
Beijos,
Oi My, muito bacana seu espaço.... adorei.
ResponderExcluirDesejo que tenha muito sucesso......um grande abraço....
Obrigada Lourdes, seja bem vinda!!!
ExcluirBjos
My
Oiiieee! Bom diaa!! Que blog lindo! Muito legal o cuidado que você tem na disposição das fotos! Quem me indicou teu blog foi Rytta Nunes do www.acheiebloguei.org
ResponderExcluirBjooss!
www.lendoodia.com.br
Obrigada, seja bem vinda, já te visitei e sigo ...
ExcluirBjos
My
Obrigada, My! Já tô por aqui também!
ExcluirBeijosss!!
Dão um toque todo especial e melhor deixa um cheirinhoooo delicioso.
ResponderExcluirbjokas =)
É verdade Bell, são incríveis e até ajudam na nossa saúde.
ExcluirSeja bem vinda!
Bjos
My
Bom dia, vim conhecer seu espaço , o qual é lindo e instrutivo. Eu adorei passear por aqui e aprender algumas coisas que não sabia.Obrigada por compartilhar conosco tão grande riqueza de sabedoria. Virei mais vezes aqui. Grande beijo!
ResponderExcluirObrigada Marli pela sua gentileza, seja bem vinda!
ExcluirBjos
My
Eu amo temperos, sem eles na comida acho que a comida fica sem graça, My beijão.
ResponderExcluirBlog /Fan Page / Twitter /
My, querida,
ResponderExcluirAdorei a sua explicação.
Eu uso muito temperinhos e especiarias.
Eles dão um toque especial a qualquer prato.
beijinhos, tenha uma linda semana,
Lígia e =^.^=
Ervas finas em macarrão com alho e óleo... Esse é o prato que um amigo muito querido adora fazer quando quer cozinhar aqui em casa. Fica uma de-lí-cia.
ResponderExcluirNossa, descobri muita coisa de temperos nessa postagem.
Não gosto de noz moscada, acho muito forte.
E procuro evitar muito sal e principalmente o tal do glutamato monossódico, acho que ervas, temperos e especiarias, quanto mais naturais, melhor.
Tá, não sei cozinhar, mas sei comer, por isso dou meus pitacos. kkkkkkkkkkkkk
http://colunadami.blogspot.com.br
Oiiiie, amiga, amoooooo temperos. Adorei esse post. Nordestina como sou, pense que me achei no meio deles, rs. Bjkas amiga boa semana pra ti.
ResponderExcluirRyttanunes - www.acheiebloguei.org